Todas as tarefas são importantes e concorrem para a reabilitação do doente.
A organização social em platão para os gregos, era impossível conhecer os homens em estado de isolamento. Eles consideravam a sociedade como algo que brota necessariamente da mesma condição da natureza humana. Para Platão não poderia ser diferente. Platão afirma que para o ser humano viver humanamente digno, necessita da ajuda e cooperação de seus semelhantes. Platão conceitua o ser humano como "Um animal essencialmente social". Ele assinava como o principal fator que origina a sociabilidade do individuo, e conseqüentemente, a organização da sociedade.
Como talvez já tenhas ouvido, os bons médicos, quando alguém os
consulta e se queixa da vista, respondem, naturalmente, que não é
possível cuidar dos olhos isoladamente, mas que é necessário tratar
simultaneamente da cabeça, se quiser passar bem os olhos. De
igual modo, julgar, enfim, que a cabeça se cura em si mesma, separadamente de todo o corpo, é uma grande insensatez. Partindo deste princípio, debruçando-se sobre todo o corpo, as suas prescrições procuram, através do todo, tratar e curar a parte (Platão, 1988,
passo 156 b-c).
Fonte de vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=mniwHdRbsZ8&feature=related
O pai da medicina
Hipócrates o médico mais importante da antiguidade, é considerado o pai da medicina. Seus ensino, seu sentido de previsão e sua capacidade para a observação clínica direta, influenciaram aos autores desses trabalhos e, sem dúvida, contribuíram em grande medida para eliminação da superstição da medicina antiga. Entre as obras mais importantes do Corpus hippocraticum está o Tratado dos ares, das águas e dos lugares (século V a.C.) que, no invés de atribuir uma origem divina às doenças, discute suas causas ambientais. Sugere que considerações tais como o clima de uma população, a água ou sua situação num lugar em que os ventos sejam favoráveis são elementos que podem ajudar ao médico a avaliar à saúde geral de seus habitantes. Outras obras, como o Tratado do prognóstico e Aforismos, anteciparam a idéia, então revolucionária, de que o médico poderia predizer a evolução de uma doença mediante a observação de um número suficiente de casos.
A ideia da medicina preventiva, concebida pela primeira vez noRegime e no Regime nas doenças agudas, faz finca-pé não só na dieta, mas também no estilo de vida do paciente e em como ele influi sobre seu estado de saúde e convalescença. A doença sagrada, um tratado sobre a epilepsia, revela o conhecimento rudimentar da anatomia que imperava na antiga Grécia. Se acreditava que sua causa era a falta de ar, transportada ao cérebro e às extremidades através das veias. No livro As Articulações, se descreve o uso do chamado banco hipocrático para o tratamento das luxações.
Olá, vim inrofmr que o link do arquivo já foi corrigido
ResponderExcluirPeço desculpas
volte sempre!